segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Algumas características específicas da criança do NII ( de 5 anos a 6 anos)

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DA CRIANÇA DO NII (de 5 anos a 6 anos)
Ø      Já controla bem melhor suas emoções. È bem mais contida;
Ø      À medida que a noção de tempo vai se organizando, vai adquirindo a capacidade de espera;
Ø      É capaz de decorar canções e repetir grandes trechos das histórias;
Ø      Nas vivencias corporais, age com maior desenvoltura e equilíbrio;
Ø      Pula bem corda e arco;
Ø      Equilibra-se em um pé só por alguns segundos;
Ø      Há progresso da coordenação motora fina: enfia contas, manuseia ferramentas etc.;
Ø      Ao fazer sua higiene pessoal, escova os dentes e lava-se sem precisar de tanta supervisão;
Ø      Segura o lápis com mais segurança;
Ø      Desenha uma  figura humana reconhecível, com diferenciação de partes do corpo;
Ø      Seu desenho é realista e objetivo;
Ø      Já é capaz de recompor um retângulo com duas metades de um cartão cortado em diagonal;
Ø      Preocupa-se em terminar o que começou;
Ø      Na conversação, conclui o pensamento que iniciou e revela autocrítica;
Ø      Já conta até dez objetos e faz somas simples dentro desse limite;
Ø      É ansiosa por conhecer realidades;
Ø      Já tem ouvido e olho para detalhes;
Ø      Prefere brincar em grupo;
Ø      Gostam de construções de casas, garagens, cidades, de fantasiar-se e dramatizar.
Ø      Começam as diferenças de interesses entre meninos e meninas;
Ø      Curiosidade pela diferenças de sexos;
Ø      Começa a compreender os diferentes papéis que cada sexo desempenha na vida;
Ø      Possui mais segurança, mais confiança nos outros, mais aceitação das regras sócias, seriedade, persistência, sociabilidade, controle emocional;
Ø      O grafismo alcança a cena já organizada em conjunto único, o que prova o nível de organização do pensamento e a orientação espacial já estabelecida;
Ø      Já lida com três atributos simultaneamente, o que significa lidar com abstrações extraídas do material concreto;
Ø      Ainda esta descobrindo as diferenças entre realidade e fantasia;
Ø      Chega à média de 2.200 palavras;
Ø      A coordenação olho-mão não é ainda perfeita;
Ø      Começa a compreensão de como uma coisa pode levar a outra, isto é, de causa e efeito, de como as partes podem adaptar-se para formar uma totalidade e da lógica de normas;
Ø      Já tem noção de certo e errado;
Ø      Preocupa-se muito em estabelecer padrões internos de certo e errado;
Ø      Desenvolvimento da compreensão e poder de raciocínio;
Ø      Período de grande crescimento longitudinal, que varia de acordo com os antecedentes biológicos;
Ø      É ágil e possui bom controle muscular;
Ø      Anda, corre e pula com firmeza;
Ø      Desenha com segurança; tem bom domínio muscular no manejo de ferramentas simples e em vivencias tais como jogos de encaixe e recortes;
Ø      Aumenta consideravelmente o período de tempo em que é capaz de concentrar-se;
Ø      Tudo investiga e verifica, formando os próprios conceitos;
Ø      Tem boa memória;
Ø      Planeja o que vai desenhar e critica o resultado de eu trabalho;
Ø      É sensível a certas situações sociais; manifesta mais claramente ansiedades e temores;
Ø      Identidade firmemente estabelecida (a base do caráter e da personalidade já esta assentada);
Ø      Suas brincadeiras são mais organizadas;
Ø      Grande parte dos ensinamentos que recebe ocorre sob a forma de jogos, mas isso não pode substituir as brincadeiras;
Ø      Equilíbrio entre educação e brincadeira é o aspecto crucial dos 5 anos;
Ø      As atitudes adquiridas em relação à aprendizagem terão efeitos duradouros;
Ø      Sabe o endereço e o telefone de casa;
Ø      Faz comparação entre pessoas e objetos (esse carro é parecido com o nosso);
Ø      Diferencia sons do ambiente;
Ø      É comunicativo e troca vivencias com seus amigos;
Ø      Descreve melhor as quantidades dos objetos;
Ø      Pergunta sobre o significado das palavras que escuta;
Ø      Aprende e recita poesias;
Ø      Gosta de trava-língua, adivinhações, rimas e canções;
Ø      Conta e reconta uma história infantil;
Ø      Demonstra interesse pelas letras e números;
Ø      Faz figuras humanas com mais detalhes, incluindo pelo cerca de oito partes do corpo....

Entre outras possibilidades






           Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/ SP

Características gerais da criança de 3 a 6 anos

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA CRIANÇA de 3 a 6 anos
É talvez a época de maior ritmo de aprendizagem do ser humano, movida pela curiosidade; é a fase dos porquês. Há um aumento incrível do desenvolvimento da memória e das linguagens, na percepção do todo. A linguagem oral progride muito, o que torna possível à criança empregar expressões socialmente convencionadas em substituição às muito particulares (como “Totó”, “Auau”, para cachorro).  Enriquecidas pela fala empreendida por todos os participantes de um mesmo contexto cultural, ampliam-se as trocas verbais e os relacionamentos sociais, indicando que as formas de organizar-se do individuo relacionam-se com o grupo social ao qual pertence. Nessa época é possível a aprendizagem através da leitura de mundo, de imagens e de livros, da televisão, de explicações verbais, o que aponta para a aquisição do conhecimento por referência direta ou mediatizada/sistematizada. A intervenção de um adulto experiente é muito apropriada nesse período.
 É também a fase em que é impulsionado o desenvolvimento simbólico, caracterizado pela capacidade da criança de tornar presentes objetos e pessoas ausentes, através da imitação e do faz de conta. Brinca de ser mãe, professora, transforma uma almofada em bebê. Ainda faz uso da ação física sobre os objetos (esquemas de ação), mas a possibilidade de agir mentalmente (esquemas de representação) é que permite a transformação de uma caixa em um carro, de um cabo de vassoura em um cavalo... Esse funcionamento cognitivo ganha um lugar maior nesse período já que a intensa motricidade vai sendo inibida pelo ato mental.
Por volta dos 4 (quatro) anos inicia-se um momento caracterizado por um intenso negativismo da criança. Está na busca de afirmar “o que quer” ou “quem ela é”, opondo-se ao que lhe é apresentado. Procura construir seu “eu” num processo de individualização, que faz parte de seu desenvolvimento nesse momento, o qual ocorre mediante conflitos. A percepção de si, de seus movimentos, conquistas da etapa anterior, dão lugar a autoconsciência da criança e ao fortalecimento da sua independência.
O envolvimento da criança com as referências sociais do grupo que participa (objetos culturais, livros, festas típicas, etc...) recria o social junto à carga de afetividade que traz consigo (sentimentos e emoções) ocupa espaço importante na formação da sua personalidade, construindo um sistema valores. Nessa fase a experiência com situações de descentração de seus próprios pontos de vista, de expressão e reconhecimento de seus sentimentos e conhecimento dos sentimentos dos outros em contraposição com os seus, poderão levar à construção do autocontrole, do autoconhecimento, da auto-estima.


ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DA CRIANÇA DO N I (de 4 anos a 5 anos)
Ø      Domina progressivamente seu corpo;
Ø      Anda com facilidade;
Ø      Pula sozinha com os dois pés;
Ø      Corre, rola, marcha, dança, chuta, sobe e desce, salta pequenos obstáculos;
Ø      Constrói frases completas;
Ø      Canta;
Ø      Atende a ordens relacionadas;
Ø      Tem ataques de birra;
Ø       Pode vestir-se sozinha e abotoar sua camisa escolhendo suas roupas e amarrar o cordão dos sapatos;
Ø       Pode repetir, por via memória, a seqüência numérica de 1 a 10;
Ø       Sente-se segura com a rotina;
Ø       Tem controle esfincteriano;
Ø       Controla melhor os movimentos ao construir uma torre (prefere essa ação a de encaixe);
Ø       Gosta de espaço amplo/diversificado;
Ø       Também inicia a fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida)
Ø       Não consegue ficar sentada por muito tempo;
Ø       É capaz de notar, através da comparação, a diferença entre forma, tamanho, muito e pouco, igual, maior e menor; mais e menos; grande e pequeno; fino e grosso; alto e baixo; gordo e magro; embaixo e em cima, cor, cheiro, sabor de coisas de sua rotina;
Ø       Reconhece as principais partes do seu corpo e expressões faciais evidentes (alegria, tristeza, susto, zanga);
Ø            É capaz de compor um quebra-cabeça de 2 a 5 partes;
Ø       Dobra papel pela metade, imitando;
Ø       Combina objetos semelhantes;
Ø       Faz bolas de argila;
Ø       Combina uma forma geométrica com a figura correspondente;
Ø       Reconhece músicas que lhes são familiares;
Ø       Absorve muita coisa olhando e imitando, por meio de atividades e das próprias vivências;
Ø       Ocorre nessa fase o período de maior desafio: afirmação e  independência (suas maiores descobertas);
Ø       Gosta que leiam livros para ela ou de olhar as gravuras sozinha;
Ø       Adora brincar de faz de conta, fantasiar-se e inventar que há pessoas ou animais com ela;
Ø       Está sempre fazendo perguntas, que não devem ser menosprezadas;
Ø       Já começa a entender o que significa “esperar a sua vez”;
Ø       Começa a usar o pronome na primeira pessoa (“eu quero”);
Ø       Tem bom equilíbrio e progride muito quanto à coordenação motora;
Ø      Seu pensamento já estabelece relações e vínculos com experiências anteriores;
Ø      Tem interesse por jogos de armar, de encaixes de formas simples (quadrado, triângulo e círculo) e tem persistência para resolvê-los;
Ø      Se expressa com sentenças completas;
Ø      Utiliza palavras que os adultos usam em determinados contextos, mesmo que não saiba exatamente o significado;
Ø      Suas explosões emocionais são geralmente breves, mas pode sentir prolongada ansiedade e ciúmes intensos;
Ø      Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores por meio de vivências repetidas;
Ø      Sobe escadas sem ajuda, alternando os pés;
Ø      Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
Ø      É um ser independente em suas relações com o ambiente;
Ø      Tem bom equilíbrio e progride quanto à coordenação motora;
Ø      Corta com tesoura;
Ø      Combina texturas;
Ø      Encontra livro específico, quando lhe pedem;
Ø      Aponta para figuras simples, quando nomeadas;
Ø      Aponta para 10 partes do corpo seguindo uma ordem verbal;
Ø      Pega o lápis entre o polegar e o indicador, descansando sob o 3º dedo;
Ø      Acrescenta perna e ou braço ao desenho incompleto de uma pessoa;
Ø      Desenha uma cruz, imitando;
Ø      Pega o número especificado de objetos, quando lhe pedem;
Ø      Separa objetos por categoria;
Ø      No final deste ano separa-se facilmente de sua mãe;
Ø      Tem noção de perigo;
Ø      Incorpora normas sociais, mostrando regras de educação: cumprimenta, despede-se, diz por favor  e obrigado,
Ø      Diferencia sons do ambiente;
Ø      Demonstram interesses pelas letras e pelos números;
Ø      Surge a escrita imaginária (garatujas)...

Entre outras possibilidades




         Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/SP

Algumas características da criança do maternal II (de 3 anos a 3 anos e 11 meses)

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA DO M II (de 3 anos a 3 anos e 11 meses)

Ø       Domina progressivamente seu corpo;
Ø       Anda com facilidade;
Ø        Pula sozinha com os dois pés;
Ø      Corre, rola, marcha, dança, chuta, sobe e desce, salta pequenos obstáculos;
Ø      Constrói frases completas;
Ø      Canta;
Ø      Atende a duas ordens relacionadas;
Ø      Tem ataques de birra por qualquer motivo;
Ø      Pode vestir-se sozinha e abotoar sua camisa escolhendo suas roupas;
Ø      Pode repetir, por via memória, a sequência numérica de 1 a 10;
Ø      Sente-se segura com a rotina (hora do sono, alimentação, uso do banheiro);
Ø      Na hora do sono pode necessitar de um objeto como travesseiro, bichinho de pelúcia, fralda;
Ø      Tem controle esfincteriano;
Ø       Come sozinho com sua colher;
Ø       Controla melhor os movimentos ao construir uma torre (prefere essa ação a de encaixe);
Ø       Gosta de amassar papéis ou rasgá-los;
Ø       Gosta de espaço amplo/diversificado;
Ø       Ao desenhar explora o prazer de rabiscar para cima e para baixo, para um lado e para o outro;
Ø       Também inicia a fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida)
Ø       Não consegue ficar sentada por muito tempo;
Ø       É capaz de notar, através da comparação, a diferença entre forma, tamanho, muito e pouco, igual, maior e menor; mais e menos; grande e pequeno; fino e grosso; alto e baixo; gordo e magro; embaixo e em cima, cor, cheiro, sabor de coisas de sua rotina;
Ø       Reconhece as principais partes do seu corpo e expressões faciais evidentes (alegria, tristeza, susto, zanga);
Ø       Ainda não discrimina bem a maioria das cores embora identifique melhor as cores primarias e o verde;
Ø       É capaz de compor um quebra-cabeça de 2 a 3 partes;
Ø      Vira páginas de livro, uma de cada vez;
Ø      Dobra papel pela metade, imitando;
Ø      Combina objetos semelhantes;
Ø      Vira maçaneta de porta, cabos, etc.;
Ø       Desembrulha objetos pequenos;
Ø       Faz bolas de argila; massinha
Ø       Combina uma forma geométrica com a figura correspondente;
Ø      Reconhece músicas que lhes são familiares;
Ø      Absorve muita coisa olhando e imitando, por meio de atividades e das próprias vivências;
Ø      Ocorre nessa fase o período de maior desafio: afirmação e independência (suas maiores descobertas);
Ø      Gosta que leiam livros para ela ou de olhar as gravuras sozinha;
Ø      Adora brincar de faz de conta, fantasiar-se e inventar que há pessoas ou animais com ela;
Ø      Está sempre fazendo perguntas, que não devem ser menosprezadas;
Ø      Já começa a entender o que significa “esperar a sua vez”;
Ø      Começa a usar o pronome na primeira pessoa (“eu quero”);
Ø      Tem bom equilíbrio e progride muito quanto à coordenação motora;
Ø      Aparecem sentimentos de medo;
Ø       Começa a dissimular, isto é, já é capaz de mascarar suas intenções para obter alguma vantagem;
Ø       Seu pensamento já estabelece relações e vínculos com experiências anteriores;
Ø       Tem interesse por jogos de armar, de encaixes de formas simples (quadrado, triângulo e círculo) e tem persistência para resolvê-los;
Ø       Começa aprimorar o senso de ordem, organizando blocos em fila, como um trem ou em quadrados, como casas em disposição simétrica;
Ø       Se expressa com sentenças completas – três ou quatro palavras;
Ø       Começa a usar palavras  que os adultos usam  em determinados contextos, mesmo que não saiba exatamente o significado;
Ø       Suas explosões emocionais são geralmente breves, mas pode sentir prolongada ansiedade e ciúmes intensos;
Ø       Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores por meio de vivências repetidas;
Ø       Sobe escadas sem ajuda, alternando os pés;
Ø       Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
Ø       Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
Ø       Aparecem as dificuldades para a alimentação (uma vez que já a seleciona) e para o sono...
                                                             Entre outras  possibilidades



    Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/ SP