ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA DO M II (de 3 anos a 3 anos e 11 meses) |
Ø Domina progressivamente seu corpo; Ø Anda com facilidade; Ø Pula sozinha com os dois pés; Ø Corre, rola, marcha, dança, chuta, sobe e desce, salta pequenos obstáculos; Ø Constrói frases completas; Ø Canta; Ø Atende a duas ordens relacionadas; Ø Tem ataques de birra por qualquer motivo; Ø Pode vestir-se sozinha e abotoar sua camisa escolhendo suas roupas; Ø Pode repetir, por via memória, a sequência numérica de Ø Sente-se segura com a rotina (hora do sono, alimentação, uso do banheiro); Ø Na hora do sono pode necessitar de um objeto como travesseiro, bichinho de pelúcia, fralda; Ø Tem controle esfincteriano; Ø Come sozinho com sua colher; Ø Controla melhor os movimentos ao construir uma torre (prefere essa ação a de encaixe); Ø Gosta de amassar papéis ou rasgá-los; Ø Gosta de espaço amplo/diversificado; Ø Ao desenhar explora o prazer de rabiscar para cima e para baixo, para um lado e para o outro; Ø Também inicia a fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida) Ø Não consegue ficar sentada por muito tempo; Ø É capaz de notar, através da comparação, a diferença entre forma, tamanho, muito e pouco, igual, maior e menor; mais e menos; grande e pequeno; fino e grosso; alto e baixo; gordo e magro; embaixo e em cima, cor, cheiro, sabor de coisas de sua rotina; Ø Reconhece as principais partes do seu corpo e expressões faciais evidentes (alegria, tristeza, susto, zanga); Ø Ainda não discrimina bem a maioria das cores embora identifique melhor as cores primarias e o verde; Ø É capaz de compor um quebra-cabeça de Ø Vira páginas de livro, uma de cada vez; Ø Dobra papel pela metade, imitando; Ø Combina objetos semelhantes; Ø Vira maçaneta de porta, cabos, etc.; Ø Desembrulha objetos pequenos; Ø Faz bolas de argila; massinha Ø Combina uma forma geométrica com a figura correspondente; Ø Reconhece músicas que lhes são familiares; Ø Absorve muita coisa olhando e imitando, por meio de atividades e das próprias vivências; Ø Ocorre nessa fase o período de maior desafio: afirmação e independência (suas maiores descobertas); Ø Gosta que leiam livros para ela ou de olhar as gravuras sozinha; Ø Adora brincar de faz de conta, fantasiar-se e inventar que há pessoas ou animais com ela; Ø Está sempre fazendo perguntas, que não devem ser menosprezadas; Ø Já começa a entender o que significa “esperar a sua vez”; Ø Começa a usar o pronome na primeira pessoa (“eu quero”); Ø Tem bom equilíbrio e progride muito quanto à coordenação motora; Ø Aparecem sentimentos de medo; Ø Começa a dissimular, isto é, já é capaz de mascarar suas intenções para obter alguma vantagem; Ø Seu pensamento já estabelece relações e vínculos com experiências anteriores; Ø Tem interesse por jogos de armar, de encaixes de formas simples (quadrado, triângulo e círculo) e tem persistência para resolvê-los; Ø Começa aprimorar o senso de ordem, organizando blocos em fila, como um trem ou em quadrados, como casas em disposição simétrica; Ø Se expressa com sentenças completas – três ou quatro palavras; Ø Começa a usar palavras que os adultos usam em determinados contextos, mesmo que não saiba exatamente o significado; Ø Suas explosões emocionais são geralmente breves, mas pode sentir prolongada ansiedade e ciúmes intensos; Ø Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores por meio de vivências repetidas; Ø Sobe escadas sem ajuda, alternando os pés; Ø Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos; Ø Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação; Ø Aparecem as dificuldades para a alimentação (uma vez que já a seleciona) e para o sono... Entre outras possibilidades |
Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/ SP
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