segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Algumas características da criança do maternal II (de 3 anos a 3 anos e 11 meses)

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA DO M II (de 3 anos a 3 anos e 11 meses)

Ø       Domina progressivamente seu corpo;
Ø       Anda com facilidade;
Ø        Pula sozinha com os dois pés;
Ø      Corre, rola, marcha, dança, chuta, sobe e desce, salta pequenos obstáculos;
Ø      Constrói frases completas;
Ø      Canta;
Ø      Atende a duas ordens relacionadas;
Ø      Tem ataques de birra por qualquer motivo;
Ø      Pode vestir-se sozinha e abotoar sua camisa escolhendo suas roupas;
Ø      Pode repetir, por via memória, a sequência numérica de 1 a 10;
Ø      Sente-se segura com a rotina (hora do sono, alimentação, uso do banheiro);
Ø      Na hora do sono pode necessitar de um objeto como travesseiro, bichinho de pelúcia, fralda;
Ø      Tem controle esfincteriano;
Ø       Come sozinho com sua colher;
Ø       Controla melhor os movimentos ao construir uma torre (prefere essa ação a de encaixe);
Ø       Gosta de amassar papéis ou rasgá-los;
Ø       Gosta de espaço amplo/diversificado;
Ø       Ao desenhar explora o prazer de rabiscar para cima e para baixo, para um lado e para o outro;
Ø       Também inicia a fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida)
Ø       Não consegue ficar sentada por muito tempo;
Ø       É capaz de notar, através da comparação, a diferença entre forma, tamanho, muito e pouco, igual, maior e menor; mais e menos; grande e pequeno; fino e grosso; alto e baixo; gordo e magro; embaixo e em cima, cor, cheiro, sabor de coisas de sua rotina;
Ø       Reconhece as principais partes do seu corpo e expressões faciais evidentes (alegria, tristeza, susto, zanga);
Ø       Ainda não discrimina bem a maioria das cores embora identifique melhor as cores primarias e o verde;
Ø       É capaz de compor um quebra-cabeça de 2 a 3 partes;
Ø      Vira páginas de livro, uma de cada vez;
Ø      Dobra papel pela metade, imitando;
Ø      Combina objetos semelhantes;
Ø      Vira maçaneta de porta, cabos, etc.;
Ø       Desembrulha objetos pequenos;
Ø       Faz bolas de argila; massinha
Ø       Combina uma forma geométrica com a figura correspondente;
Ø      Reconhece músicas que lhes são familiares;
Ø      Absorve muita coisa olhando e imitando, por meio de atividades e das próprias vivências;
Ø      Ocorre nessa fase o período de maior desafio: afirmação e independência (suas maiores descobertas);
Ø      Gosta que leiam livros para ela ou de olhar as gravuras sozinha;
Ø      Adora brincar de faz de conta, fantasiar-se e inventar que há pessoas ou animais com ela;
Ø      Está sempre fazendo perguntas, que não devem ser menosprezadas;
Ø      Já começa a entender o que significa “esperar a sua vez”;
Ø      Começa a usar o pronome na primeira pessoa (“eu quero”);
Ø      Tem bom equilíbrio e progride muito quanto à coordenação motora;
Ø      Aparecem sentimentos de medo;
Ø       Começa a dissimular, isto é, já é capaz de mascarar suas intenções para obter alguma vantagem;
Ø       Seu pensamento já estabelece relações e vínculos com experiências anteriores;
Ø       Tem interesse por jogos de armar, de encaixes de formas simples (quadrado, triângulo e círculo) e tem persistência para resolvê-los;
Ø       Começa aprimorar o senso de ordem, organizando blocos em fila, como um trem ou em quadrados, como casas em disposição simétrica;
Ø       Se expressa com sentenças completas – três ou quatro palavras;
Ø       Começa a usar palavras  que os adultos usam  em determinados contextos, mesmo que não saiba exatamente o significado;
Ø       Suas explosões emocionais são geralmente breves, mas pode sentir prolongada ansiedade e ciúmes intensos;
Ø       Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores por meio de vivências repetidas;
Ø       Sobe escadas sem ajuda, alternando os pés;
Ø       Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
Ø       Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
Ø       Aparecem as dificuldades para a alimentação (uma vez que já a seleciona) e para o sono...
                                                             Entre outras  possibilidades



    Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/ SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário