Projeto Comemorando a Páscoa
Objetivos:
· Compreender o significado da Páscoa
· Identificar e compreender os símbolos da Páscoa
· Estimular a comemoração da Páscoa
· Desenvolver a criatividade
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
Justificativa:
A Páscoa é momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a socialização.
Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Lembrancinhas
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas
· Dobradura
· Enfeites
· Confecção de cartão
· Máscaras
· Confecção do álbum dos símbolos da Páscoa
Culminância: - Confecção de bombons de leite ninho e entrega dos mesmos para as crianças.
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: Aproximadamente 15 dias
Projeto “Festança no Arraiá”
Justificativa:
Proporcionar a sociabilidade e a integração da comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas e brincadeiras folclóricas.
Objetivos:
· Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo
· Resgatar nossa cultura, despertar o gosto pelas festas juninas, como folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e religioso
· Desenvolver a socialização da criança
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
· Incentivar a criatividade e a imaginação
Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Máscaras
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas juninas
· Dobradura
· Enfeites
· Convites
· Desenhos livre sobre o tema
· “O dia da Pipoca”
Culminância: Realização da festa junina envolvendo toda a comunidade escolar.
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: Mês de junho e a primeira semana de junho.
Projeto Semana da Criança
Justificativa:
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Objetivos:
· Promover, durante a semana da criança, atividades extra classe, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
· Valorizar a criança
· Estimular a auto-estima
· Evidenciar direitos e deveres da criança
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Lembrancinhas
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas e poesia
· Dobradura
· Brinquedos com sucata
· Brincadeiras dirigidas
· Mensagens
Culminância: Realização de apresentação de musicas, poesias e teatros com pipoca ou cachorro quente ou bolo e entrega de lembrancinhas para as crianças.
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: 1ª quinzena do mês de outubro
Projeto Carnaval da Folia
Justificativa:
Oferecer condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do Carnaval.
Cabe a escola desempenhar seu papel de ampliar conhecimentos, permitindo que as varias opiniões sobre determinados conhecimentos sejam conhecidas, socializadas, e até mesmo desmistificada.
Objetivo:
· Compreender o significado do Carnaval como festa popular,
· Identificar aspectos, objetos e músicas características,
· Estimular a criatividade,
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Mascaras
· Desenhos para colorir usando vários recursos
· Recorte e colagem
· Músicas
· Poesias
Culminância: - Bailinho de Carnaval com crianças fantasiadas
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: mês de fevereiro
Projeto Valorização de Mamãe
Justificativa:
Resgatar valores éticos entre filhos e mãe valorizando a família
Objetivos:
· Valorizar as mães
· Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como: obediência, respeito, compreensão
· Valorizar as mães adotivas
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
· Incentivar a criatividade e a imaginação
Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Mensagens
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas
· Dobradura
· Enfeites
· Cartões
· Desenhos livres
Culminância: Apresentação do coral das crianças e entrega de Lembrancinhas às mães
Avaliação:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: 2 primeiras semanas do mês de maio
Projeto “Viva o Papai”
Justificativa:
É necessário despertar nas crianças sentimentos de amor e gratidão para com o PAI,
e nesse sentido a escola precisa cumprir sua função social de integração familiar.
Objetivos:
· Valorizar o “papel” dos pais
· Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como: obediência, respeito, compreensão aos pais verdadeiros e adotivos
· Saber citar o nome completo do pai, sua profissão e local de trabalho
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
· Incentivar a criatividade e a imaginação
· Desenvolver a criatividade
· Estimular a socialização
Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas e poesias
· Dobradura
· Trabalhos com sucatas
· Cartões
· Desenhos livres
Culminância:
· Café da manhã para os pais (se possível)
· Apresentação de músicas e poesias com entrega de presentes aos pais
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: 2 primeiras semanas do mês de agosto.
Projeto “Nosso Folclore”
Justificativa:
Resgatar a nossa cultura e nossos valores, garantindo assim as tradições às outras gerações.
Objetivos:
· Valorizar o folclore brasileiro
· Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas
· Promover a socialização
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança por meio das poesias músicas e danças
· Incentivar a criatividade e a imaginação
Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Fantoches
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas
· Poesias
· Dobradura
· Confecção de um mural com figuras folclóricas
· Máscaras
· Utilização de sucatas
· Desenhos livres sobre o tema
· Jogos e brincadeiras folclóricos
· Confecção de um albinho educativo
Culminância: Apresentação de danças e/ou músicas típicas.
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: 2ª quinzena de agosto.
Projeto Natal, Tempo de Paz
Justificativa:
As crianças, assim como os adultos, precisam do espírito do natal para manter acesa a chama da alegria, da esperança e da confraternização, desmistificando assim a relação Natal x Comércio.
Objetivos:
· Compreender o verdadeiro significado do natal
· Compreender os símbolos natalinos
· Desenvolver a linguagem oral
· Estimular a socialização
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Máscaras
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas natalinas
· Poesia
· Dobradura
· Cartões
· Albinho educativo
· Mensagens
Culminância:
Apresentação de teatro natalino, músicas e poesias com confraternização das famílias (“ceia natalina comunitária”). Entrega de lembracinhas.
Avaliação:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração:
2ª quinzena do mês de novembro.
Retirado do blog: http://neusamariabento.blogspot.com
MUITO BOM OS PROJETOS, ADOREI. PARABÉNS. VOU USAR ALGUNS COM MEUS ALUNOS.
ResponderExcluirMUITO BOM OS PROJETOS, ADOREI. PARABÉNS. VOU USAR ALGUNS COM MEUS ALUNOS.
ResponderExcluir