terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Projetos - datas comemorativas

Projeto Comemorando a Páscoa
Objetivos:
·         Compreender o significado da Páscoa
·         Identificar e compreender os símbolos da Páscoa
·         Estimular a comemoração da Páscoa
·         Desenvolver a criatividade
·         Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança

Justificativa:
A Páscoa é momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a socialização.

Desenvolvimento:
·         Capa para trabalho
·         Lembrancinhas
·         Desenhos para colorir
·         Recorte e colagem
·         Músicas
·         Dobradura
·         Enfeites
·         Confecção de cartão
·         Máscaras
·         Confecção do álbum dos símbolos da Páscoa 

Culminância: - Confecção de bombons de leite ninho e entrega dos mesmos para as crianças.

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: Aproximadamente 15 dias




Projeto “Festança no Arraiá”


Justificativa:

Proporcionar a sociabilidade e a integração da comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas e brincadeiras folclóricas.


Objetivos:

·         Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo
·         Resgatar nossa cultura, despertar o gosto pelas festas juninas, como folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e religioso
·         Desenvolver a socialização da criança
·         Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
·         Incentivar a criatividade e a imaginação

Desenvolvimento:
·         Capa para trabalho
·         Máscaras
·         Desenhos para colorir
·         Recorte e colagem
·         Músicas juninas
·         Dobradura
·         Enfeites
·         Convites
·         Desenhos livre sobre o tema
·         “O dia da Pipoca”


Culminância: Realização da festa junina envolvendo toda a comunidade escolar.

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: Mês de junho e a primeira semana de junho.




 Projeto Semana da Criança

Justificativa:
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

Objetivos:

·  Promover, durante a semana da criança, atividades extra classe, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
· Valorizar a criança
·  Estimular a auto-estima
·  Evidenciar direitos e deveres da criança
·  Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança



Desenvolvimento:

·         Capa para trabalho
·         Lembrancinhas
·         Desenhos para colorir
·         Recorte e colagem
·         Músicas e poesia
·         Dobradura
·         Brinquedos com sucata
·         Brincadeiras dirigidas
·         Mensagens


Culminância: Realização de apresentação de musicas, poesias e teatros com pipoca ou cachorro quente ou bolo e entrega de lembrancinhas para as crianças.

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: 1ª quinzena do mês de outubro



Projeto Carnaval da Folia

Justificativa:
Oferecer condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do Carnaval.
Cabe a escola desempenhar seu papel de ampliar conhecimentos, permitindo que as varias opiniões sobre determinados conhecimentos sejam conhecidas, socializadas, e até mesmo desmistificada.

Objetivo:
·         Compreender o significado do Carnaval como festa popular,
·         Identificar aspectos, objetos e músicas características,
·         Estimular a criatividade,
·         Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Desenvolvimento:
·         Capa para trabalho
·         Mascaras
·         Desenhos para colorir usando vários recursos
·         Recorte e colagem
·         Músicas
·         Poesias

Culminância: - Bailinho de Carnaval com crianças fantasiadas 

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: mês de fevereiro



Projeto Valorização de Mamãe
Justificativa:
Resgatar valores éticos entre filhos e mãe valorizando a família

Objetivos:
· Valorizar as mães
· Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como: obediência, respeito, compreensão
· Valorizar as mães adotivas
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
· Incentivar a criatividade e a imaginação 

Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Mensagens
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas
· Dobradura
· Enfeites
· Cartões
· Desenhos livres

Culminância: Apresentação do coral das crianças e entrega de Lembrancinhas às mães 

Avaliação:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: 2 primeiras semanas do mês de maio



Projeto “Viva o Papai”

Justificativa:
É necessário despertar nas crianças sentimentos de amor e gratidão para com o PAI,
e nesse sentido a escola precisa cumprir sua função social de integração familiar.

Objetivos:
·  Valorizar o “papel” dos pais
·  Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como: obediência, respeito, compreensão aos pais verdadeiros e adotivos
·  Saber citar o nome completo do pai, sua profissão e local de trabalho
·  Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
·  Incentivar a criatividade e a imaginação
·  Desenvolver a criatividade
·  Estimular a socialização

Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas e poesias
· Dobradura
· Trabalhos com sucatas
· Cartões
· Desenhos livres 

Culminância:
·   Café da manhã para os pais (se possível)
·    Apresentação de músicas e poesias com entrega de presentes aos pais

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: 2 primeiras semanas do mês de agosto.




Projeto “Nosso Folclore”
Justificativa:
Resgatar a nossa cultura e nossos valores, garantindo assim as tradições às outras gerações. 

Objetivos:
· Valorizar o folclore brasileiro
·  Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas
·  Promover a socialização
·  Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança por meio das poesias músicas e danças
·  Incentivar a criatividade e a imaginação

Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
·  Fantoches
·  Desenhos para colorir
·  Recorte e colagem
·  Músicas
·  Poesias
·  Dobradura
·  Confecção de um mural com figuras folclóricas
·  Máscaras
·  Utilização de sucatas
·  Desenhos livres sobre o tema
·  Jogos e brincadeiras folclóricos
·  Confecção de um albinho educativo

Culminância: Apresentação de danças e/ou músicas típicas.

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: 2ª quinzena de agosto. 



Projeto Natal, Tempo de Paz
Justificativa:
As crianças, assim como os adultos, precisam do espírito do natal para manter acesa a chama da alegria, da esperança e da confraternização, desmistificando assim a relação Natal x Comércio.

Objetivos:
· Compreender o verdadeiro significado do natal
· Compreender os símbolos natalinos
· Desenvolver a linguagem oral
· Estimular a socialização
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança

Desenvolvimento:
· Capa para trabalho
· Máscaras
· Desenhos para colorir
· Recorte e colagem
· Músicas natalinas
· Poesia
· Dobradura
· Cartões
· Albinho educativo
· Mensagens

Culminância:
Apresentação de teatro natalino, músicas e poesias com confraternização das famílias (“ceia natalina comunitária”). Entrega de lembracinhas. 

Avaliação:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração:
2ª quinzena do mês de novembro.




2 comentários:

  1. MUITO BOM OS PROJETOS, ADOREI. PARABÉNS. VOU USAR ALGUNS COM MEUS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM OS PROJETOS, ADOREI. PARABÉNS. VOU USAR ALGUNS COM MEUS ALUNOS.

    ResponderExcluir