segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Algumas características específicas da criança do NII ( de 5 anos a 6 anos)

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DA CRIANÇA DO NII (de 5 anos a 6 anos)
Ø      Já controla bem melhor suas emoções. È bem mais contida;
Ø      À medida que a noção de tempo vai se organizando, vai adquirindo a capacidade de espera;
Ø      É capaz de decorar canções e repetir grandes trechos das histórias;
Ø      Nas vivencias corporais, age com maior desenvoltura e equilíbrio;
Ø      Pula bem corda e arco;
Ø      Equilibra-se em um pé só por alguns segundos;
Ø      Há progresso da coordenação motora fina: enfia contas, manuseia ferramentas etc.;
Ø      Ao fazer sua higiene pessoal, escova os dentes e lava-se sem precisar de tanta supervisão;
Ø      Segura o lápis com mais segurança;
Ø      Desenha uma  figura humana reconhecível, com diferenciação de partes do corpo;
Ø      Seu desenho é realista e objetivo;
Ø      Já é capaz de recompor um retângulo com duas metades de um cartão cortado em diagonal;
Ø      Preocupa-se em terminar o que começou;
Ø      Na conversação, conclui o pensamento que iniciou e revela autocrítica;
Ø      Já conta até dez objetos e faz somas simples dentro desse limite;
Ø      É ansiosa por conhecer realidades;
Ø      Já tem ouvido e olho para detalhes;
Ø      Prefere brincar em grupo;
Ø      Gostam de construções de casas, garagens, cidades, de fantasiar-se e dramatizar.
Ø      Começam as diferenças de interesses entre meninos e meninas;
Ø      Curiosidade pela diferenças de sexos;
Ø      Começa a compreender os diferentes papéis que cada sexo desempenha na vida;
Ø      Possui mais segurança, mais confiança nos outros, mais aceitação das regras sócias, seriedade, persistência, sociabilidade, controle emocional;
Ø      O grafismo alcança a cena já organizada em conjunto único, o que prova o nível de organização do pensamento e a orientação espacial já estabelecida;
Ø      Já lida com três atributos simultaneamente, o que significa lidar com abstrações extraídas do material concreto;
Ø      Ainda esta descobrindo as diferenças entre realidade e fantasia;
Ø      Chega à média de 2.200 palavras;
Ø      A coordenação olho-mão não é ainda perfeita;
Ø      Começa a compreensão de como uma coisa pode levar a outra, isto é, de causa e efeito, de como as partes podem adaptar-se para formar uma totalidade e da lógica de normas;
Ø      Já tem noção de certo e errado;
Ø      Preocupa-se muito em estabelecer padrões internos de certo e errado;
Ø      Desenvolvimento da compreensão e poder de raciocínio;
Ø      Período de grande crescimento longitudinal, que varia de acordo com os antecedentes biológicos;
Ø      É ágil e possui bom controle muscular;
Ø      Anda, corre e pula com firmeza;
Ø      Desenha com segurança; tem bom domínio muscular no manejo de ferramentas simples e em vivencias tais como jogos de encaixe e recortes;
Ø      Aumenta consideravelmente o período de tempo em que é capaz de concentrar-se;
Ø      Tudo investiga e verifica, formando os próprios conceitos;
Ø      Tem boa memória;
Ø      Planeja o que vai desenhar e critica o resultado de eu trabalho;
Ø      É sensível a certas situações sociais; manifesta mais claramente ansiedades e temores;
Ø      Identidade firmemente estabelecida (a base do caráter e da personalidade já esta assentada);
Ø      Suas brincadeiras são mais organizadas;
Ø      Grande parte dos ensinamentos que recebe ocorre sob a forma de jogos, mas isso não pode substituir as brincadeiras;
Ø      Equilíbrio entre educação e brincadeira é o aspecto crucial dos 5 anos;
Ø      As atitudes adquiridas em relação à aprendizagem terão efeitos duradouros;
Ø      Sabe o endereço e o telefone de casa;
Ø      Faz comparação entre pessoas e objetos (esse carro é parecido com o nosso);
Ø      Diferencia sons do ambiente;
Ø      É comunicativo e troca vivencias com seus amigos;
Ø      Descreve melhor as quantidades dos objetos;
Ø      Pergunta sobre o significado das palavras que escuta;
Ø      Aprende e recita poesias;
Ø      Gosta de trava-língua, adivinhações, rimas e canções;
Ø      Conta e reconta uma história infantil;
Ø      Demonstra interesse pelas letras e números;
Ø      Faz figuras humanas com mais detalhes, incluindo pelo cerca de oito partes do corpo....

Entre outras possibilidades






           Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/ SP

Um comentário:

  1. Belo material, professora Marina. Li a publicação no Yahoo! Respostas e acabei dando uma passadinha aqui no Mundo Pedagógico.

    Boas vendas e uma ótima semana!

    Meu blog: http://generalizado.com.br

    ResponderExcluir