CARACTERÍSTICAS GERAIS DA CRIANÇA de |
É talvez a época de maior ritmo de aprendizagem do ser humano, movida pela curiosidade; é a fase dos porquês. Há um aumento incrível do desenvolvimento da memória e das linguagens, na percepção do todo. A linguagem oral progride muito, o que torna possível à criança empregar expressões socialmente convencionadas em substituição às muito particulares (como “Totó”, “Auau”, para cachorro). Enriquecidas pela fala empreendida por todos os participantes de um mesmo contexto cultural, ampliam-se as trocas verbais e os relacionamentos sociais, indicando que as formas de organizar-se do individuo relacionam-se com o grupo social ao qual pertence. Nessa época é possível a aprendizagem através da leitura de mundo, de imagens e de livros, da televisão, de explicações verbais, o que aponta para a aquisição do conhecimento por referência direta ou mediatizada/sistematizada. A intervenção de um adulto experiente é muito apropriada nesse período. É também a fase em que é impulsionado o desenvolvimento simbólico, caracterizado pela capacidade da criança de tornar presentes objetos e pessoas ausentes, através da imitação e do faz de conta. Brinca de ser mãe, professora, transforma uma almofada Por volta dos 4 (quatro) anos inicia-se um momento caracterizado por um intenso negativismo da criança. Está na busca de afirmar “o que quer” ou “quem ela é”, opondo-se ao que lhe é apresentado. Procura construir seu “eu” num processo de individualização, que faz parte de seu desenvolvimento nesse momento, o qual ocorre mediante conflitos. A percepção de si, de seus movimentos, conquistas da etapa anterior, dão lugar a autoconsciência da criança e ao fortalecimento da sua independência. O envolvimento da criança com as referências sociais do grupo que participa (objetos culturais, livros, festas típicas, etc...) recria o social junto à carga de afetividade que traz consigo (sentimentos e emoções) ocupa espaço importante na formação da sua personalidade, construindo um sistema valores. Nessa fase a experiência com situações de descentração de seus próprios pontos de vista, de expressão e reconhecimento de seus sentimentos e conhecimento dos sentimentos dos outros em contraposição com os seus, poderão levar à construção do autocontrole, do autoconhecimento, da auto-estima. |
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DA CRIANÇA DO N I (de 4 anos a 5 anos) |
Ø Domina progressivamente seu corpo; Ø Anda com facilidade; Ø Pula sozinha com os dois pés; Ø Corre, rola, marcha, dança, chuta, sobe e desce, salta pequenos obstáculos; Ø Constrói frases completas; Ø Canta; Ø Atende a ordens relacionadas; Ø Tem ataques de birra; Ø Pode vestir-se sozinha e abotoar sua camisa escolhendo suas roupas e amarrar o cordão dos sapatos; Ø Pode repetir, por via memória, a seqüência numérica de Ø Sente-se segura com a rotina; Ø Tem controle esfincteriano; Ø Controla melhor os movimentos ao construir uma torre (prefere essa ação a de encaixe); Ø Gosta de espaço amplo/diversificado; Ø Também inicia a fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida) Ø Não consegue ficar sentada por muito tempo; Ø É capaz de notar, através da comparação, a diferença entre forma, tamanho, muito e pouco, igual, maior e menor; mais e menos; grande e pequeno; fino e grosso; alto e baixo; gordo e magro; embaixo e em cima, cor, cheiro, sabor de coisas de sua rotina; Ø Reconhece as principais partes do seu corpo e expressões faciais evidentes (alegria, tristeza, susto, zanga); Ø É capaz de compor um quebra-cabeça de Ø Dobra papel pela metade, imitando; Ø Combina objetos semelhantes; Ø Faz bolas de argila; Ø Combina uma forma geométrica com a figura correspondente; Ø Reconhece músicas que lhes são familiares; Ø Absorve muita coisa olhando e imitando, por meio de atividades e das próprias vivências; Ø Ocorre nessa fase o período de maior desafio: afirmação e independência (suas maiores descobertas); Ø Gosta que leiam livros para ela ou de olhar as gravuras sozinha; Ø Adora brincar de faz de conta, fantasiar-se e inventar que há pessoas ou animais com ela; Ø Está sempre fazendo perguntas, que não devem ser menosprezadas; Ø Já começa a entender o que significa “esperar a sua vez”; Ø Começa a usar o pronome na primeira pessoa (“eu quero”); Ø Tem bom equilíbrio e progride muito quanto à coordenação motora; Ø Seu pensamento já estabelece relações e vínculos com experiências anteriores; Ø Tem interesse por jogos de armar, de encaixes de formas simples (quadrado, triângulo e círculo) e tem persistência para resolvê-los; Ø Se expressa com sentenças completas; Ø Utiliza palavras que os adultos usam em determinados contextos, mesmo que não saiba exatamente o significado; Ø Suas explosões emocionais são geralmente breves, mas pode sentir prolongada ansiedade e ciúmes intensos; Ø Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores por meio de vivências repetidas; Ø Sobe escadas sem ajuda, alternando os pés; Ø Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos; Ø É um ser independente em suas relações com o ambiente; Ø Tem bom equilíbrio e progride quanto à coordenação motora; Ø Corta com tesoura; Ø Combina texturas; Ø Encontra livro específico, quando lhe pedem; Ø Aponta para figuras simples, quando nomeadas; Ø Aponta para 10 partes do corpo seguindo uma ordem verbal; Ø Pega o lápis entre o polegar e o indicador, descansando sob o 3º dedo; Ø Acrescenta perna e ou braço ao desenho incompleto de uma pessoa; Ø Desenha uma cruz, imitando; Ø Pega o número especificado de objetos, quando lhe pedem; Ø Separa objetos por categoria; Ø No final deste ano separa-se facilmente de sua mãe; Ø Tem noção de perigo; Ø Incorpora normas sociais, mostrando regras de educação: cumprimenta, despede-se, diz por favor e obrigado, Ø Diferencia sons do ambiente; Ø Demonstram interesses pelas letras e pelos números; Ø Surge a escrita imaginária (garatujas)... Entre outras possibilidades |
Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/SP
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