O desenvolvimento se dá de maneira contínua desde os primeiros dias. No início a criança ainda não "pensa" conceitualmente; o seu pensamento é constituído a partir de suas sensações (sensório) e movimentos (motor). Ela descobre as propriedades dos objetos do seu ambiente manipulando-os. Dessa maneira, a criança necessita de estimulação de todos os sentidos (visual, auditivo, olfativo, gustativo e tátil) enfatizando seu papel nas ações físicas e mentais sobre os objetos, empurrando coisas, rolando-as, atirando-as, puxando-as, balançando-as, soprando-as, mordendo-as, e equilibrando-as. Assim a criança pode observar como os objetos reagem às suas próprias ações, construindo conhecimento de si e do mundo. Faz-se necessário que o profissional da educação promova diversas situações de estimulação de tais vivências. Além de ser a fase do desenvolvimento sensório motor, é também o começo da linguagem ou das linguagens (oral, artística, visual, corporal, afetiva, musical, da literatura, do letramento, da natureza e da sociedade), ampliando progressivamente sua autonomia. Para que isso ocorra, o ambiente social deve propiciar a criança oportunidades de interação com as outras pessoas, processo esse em que a criança irá adquirir informações, habilidades, atitudes, valores... Deve-se considerar que o indivíduo é social não só como resultado de circunstancias externas, mas também em virtude de necessidades internas, o que pressupõe que elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram no mesmo plano, fazendo considerar a pessoa como um todo.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA DO B I = Berçário (de 4 meses a 1 ano e 1 mês) |
Ø Virar a cabeça em direção a estímulos significativos (auditivo, visual, olfativo); Ø Abrir a boca, antecipando-se ao ato de sugar; Ø Indicar sensibilidade ao contato do corpo ficando quieto, chorando ou movimentando-se; Ø Chorar diferentemente devido a desconfortos diversos; Ø Seguir visualmente um objeto da linha mediana do corpo; Ø Manter contato visual durante alguns segundos; Ø Lançar objetos e tentar alcançá-los e agarrá-los; Ø Observar a mão e levar o pé à boca; Ø Segurar objeto, utilizando de preensão palmar; Ø Olhar ao redor quando carregado; Ø Tentar ganhar a atenção de outra pessoa através da fala ou do movimento; Ø Procurar o objeto que tenha sido removido de sua linha de visão; Ø Tirar pano do rosto, que obscurece sua visão; Ø Despejar objetos de um recipiente; Ø Colocar e tirar objetos no recipiente, imitando; Ø Chacoalhar objetos sonoros; Ø Transferir um objeto de uma mão para outra, a fim de pegar outro “brinquedo”; Ø Encontrar um objeto escondido debaixo de um recipiente; Ø Executar ordens simples a pedido... Entre outras possibilidades. |
Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/SP
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