segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Algumas características da criança do B II ( de 1 ano e 2 meses a 1 ano e 11 meses)



ALGUMAS CARACTERÍSTICAS  DA CRIANÇA DO B II  (de 1 ano e 2 meses a 1 ano e 11meses)

Ø        Começar a entender que seus desejos podem ser satisfeitos sem chorar;
Ø        Levar alguns segundos para expressar-se com gestos, ou apontar com o dedo indicador um objeto desejado;
Ø        Querer alimentar-se usando seus dedos; beber com  copo e comer com  colher sem derramar muito;
Ø        Começar a desenvolver seu senso de humor;
Ø        Ter  sua própria linguagem;
Ø        Compreender  e empregar diversas palavras;
Ø        Gostar de sons curtos e repetidos de forma rítmica;
Ø        Compor uma frase por uma só palavra e entoar em forma de pergunta ou afirmação;
Ø        Compreender  instruções simples;
Ø        Perceber  formas geométricas de maneira elementar;
Ø        Resolver problemas através da tentativa e erro;
Ø        Agarrar pequenos objetos empregando os dedos em forma de pinça;
Ø        Fazer rabiscos simples e fracos;
Ø        Aperfeiçoar progressivamente o caminhar;
Ø        Imitar o que vê;
Ø        Reconhecer  e apontar algumas partes do corpo;
Ø        Iniciar um jogo por imitação;
Ø        Gostar de estar com outras crianças e de ter companhia enquanto brinca;
Ø        Compartilhar seus brinquedos, não obstante pedir que seja devolvido rapidamente;
Ø        Saber quando suas mãos e roupas estão sujas;
Ø        Reconhecer imagens familiares numa revista ou fotografia;
Ø        Virar um pote para pegar um objeto que está dentro dele;
Ø        Mostrar interesse em conhecer os nomes dos objetos;
Ø        Caminhar numa tábua apoiada sobre o chão;
Ø        Brigar com outras crianças por seus pertences;
Ø        Repetir o final de rimas e canções;
Ø        Relacionar objetos por seu uso;
Ø        Colocar ou retirar um objeto num recipiente seguindo instrução verbal;
Ø        Empilhar cubos, imitando;
Ø        Virar páginas de livro, 2 a 3 de cada vez, para achar uma figura que foi nomeada;
Ø        Apontar para uma parte do corpo;
Ø        Apontar para si mesma quando lhe perguntam - Onde está?...
Ø        Apontar para uma figura nomeada;
Ø        Colocar argola num pino;
Ø        Construir torre de cubos, imitando;
Ø        Imitar movimento circular...
                                                         Entre outras possibilidades.



Fonte: Secretaria da Educação da cidade de Americana/ SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário